A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra, localizada logo abaixo de nosso fígado. Sua função é o armazenamento da bile, substância produzida no fígado e responsável pelo processo de digestão das gorduras.
As chamadas pedras na vesícula ou colelitíase são decorrentes de depósitos sólidos neste órgão. Elas podem ser bem pequenas, do tamanho de cristais, ou mesmo bem grandes, do tamanho de uma bola de ping-pong. Não está exatamente claro como esses depósitos são formados, mas sabemos que há um desequilíbrio nas substâncias que formam a bile, causados por alguns motivos:
– Excesso de colesterol excretado pelo fígado que assim não consegue se diluir na bile, formando pequenos cristais e consequentemente cálculos de colesterol;
– Excesso de bilirrubina: a bilirrubina é um composto produzido quando as células vermelhas de nosso sangue são quebradas. Algumas condições de saúde aumentam a produção de bilirrubina por nosso fígado, como a cirrose hepática (entenda o que é esta condição em um outro post deste blog), algumas infecções e também doenças de sangue, no qual há muita quebra dessas células vermelhas, o que é chamado de hemólise.
– Problema no esvaziamento da vesícula biliar: uma falha na contratilidade da vesícula e prejuízo em seu esvaziamento pode deixar nossa bile muito concentrada, contribuindo para a formação das pedras.
Existem diversos fatores de risco para a ocorrência das pedras na vesícula. Observamos na prática clínica uma predisposição genética e outros fatores que não conseguimos modificar, como maior predisposição em mulheres com muitos filhos e idade mais avançada (acima de 40 anos); entretanto existem outros numerosos fatores ambientais podem ser prevenidos através de bons hábitos de vida e de alimentação. Conheça alguns fatores ambientais que predispõe a cálculo na vesícula:
– Obesidade;
-Sedentarismo;
-Dieta rica em gorduras e pobre em fibras;
-Diabetes Mellitus;
-Uso de contraceptivos ou terapias hormonais que contenham estrogênio;
-Dietas inadequadas e não monitoradas, com perda de peso excessiva e rápida;
Com uma alimentação saudável e atividades físicas conseguimos evitar muitas doenças e assim ter mais qualidade de vida e longevidade. Podemos evitar também essa doença da vesícula biliar, que é tão comum e pode ser tão incômoda, causando sintomas desagradáveis de dor ou mesmo problemas mais sérios, como inflamação na vesícula e no pâncreas e o bloqueio na passagem da bile (estude neste blog sobre colecistite aguda, pancreatite aguda biliar e coledocolitíase). Então o melhor sempre será prevenir!! Mas se estiver com pedras na vesícula, marque sua avaliação, para que possamos propor o melhor tratamento para o seu caso!