Saúde Digestiva
Com mais de 10.000 pacientes atendidos no meu consultório, tenho ampla experiência nas doenças clínicas mais comuns do aparelho digestivo e já ajudei milhares de pessoas a restaurarem sua saúde digestiva.
Doença do Refluxo Gastroesofágico
Você sabia que sintomas de dispepsia, como refluxo, azia, queimação, dor no estômago e estufamento podem estar relacionados a hérnia de hiato, gastrite, esofagite ou mesmo infecção pelo H. pylori? Se não forem devidamente tratados, podem levar a outras doenças mais sérias, como a úlcera no estômago e até o câncer gástrico.
Esteatose Hepática
Hoje, boa parte da população possui gordura no fígado e não sabe, nem sequer faz o acompanhamento do problema. Você sabia que esta é a principal causa de cirrose hepática e câncer no fígado?
Síndrome do Intestino Irritável
Essa síndrome, também conhecida como síndrome do intestino irritado, acomete nosso intestino grosso e afeta muito a qualidade de vida das pessoas, causando sintomas como cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarréia e constipação. Você sabia que a cada 20 pessoas que vêm ao meu consultório, 4 acabam sendo diagnosticadas com esse problema?
Cálculos na Vesícula Biliar
A colelitíase, ou pedra na vesícula, pode muitas vezes não ter sintomas, mas isso não significa que não precisa de tratamento. Os sintomas, quando presentes, são: dor na parte superior direita do abdômen ou dor nas costas, enjoos frequentes e vômitos. Existem casos em que as pedras bloqueiam o canal da bile, a coledocolitíase, e isso pode causar um amarelamento nos olhos, a icterícia; pode haver até inflamação no pâncreas, a pancreatite. Você sabia que tanto obesidade quanto perder peso rápido devido à cirurgia bariátrica são fatores de risco importantes para que elas aconteçam?
Pólipos no Intestino
Os pólipos são como pequenas verrugas no intestino, causadas pelo crescimento anormal das células intestinais e que geralmente não causam sintomas. Os principais tipos são os pólipos hiperplásicos e os pólipos inflamatórios, que não causam câncer. Os pólipos que podem causar câncer colorretal são chamados de adenomas do intestino grosso e, quanto maiores eles forem, maior o risco. Você sabia que qualquer um pode ter pólipos no intestino grosso? Mas eles são mais comuns em pessoas com idade acima de 50 anos, obesas e tabagistas. A única forma de prevenir o câncer de intestino é realizar a colonoscopia para ressecar esses pólipos, e ir ao especialista (gastroenterologista ou proctologista) para manter o acompanhamento.
Doenças do Fígado e Cirrose Hepática
O fígado é vital para o funcionamento do organismo, removendo toxinas do corpo, armazenando energia e processando nutrientes. Você sabia que a doença hepática pode levar à cicatrização dos tecidos do fígado, gerando fibrose hepática e, em casos mais grave, a cirrose? Sou cirurgiã do aparelho digestivo, integrante de uma equipe de Transplante Hepático, por isso consigo identificar e tratar doenças do fígado assim como o hepatologista, antes da necessidade de transplante. Se há necessidade de cirurgia, passo a atuar como cirurgiã em uma das minhas subespecialidades – o Transplante Hepático.
Hemorroidas
São veias inchadas na porção final do reto e do ânus, muito comuns em quem tem intestino preso ou constipação intestinal crônica. Podem estar para dentro do reto (hemorroidas internas) ou para fora, próxima ao ânus (hemorroidas externas). Podem levar à sensação de que há bola no ânus, dor no ânus e até sangramento nas fezes. Cada caso deve ser avaliado minuciosamente, pois dependendo do grau da hemorroida (principalmente as de grau III e IV), há necessidade de tratamento com hemorroidectomia, ou cirurgia para hemorroida.