Para cuidar bem de nossa saúde digestiva, não há dúvida que precisamos cuidar de nossa alimentação. Costumo falar para meus pacientes que durante o tratamento de qualquer doença digestiva, os alimentos são nossos maiores amigos… ou inimigos!! Hoje vamos falar do café. Afinal, café pode dar gastrite?

Gastrite é o nome que damos a inflamação no revestimento do estômago, a mucosa gástrica. Pode causar dor na região superior do abdome, assim como náuseas e sensação de indigestão. Não é uma condição grave, apesar de ser bastante comum. Fala-se muito que comer errado e ficar estressado são causas de gastrite; mas hoje vamos aprender que a infecção pela bactéria Helicobacter Pylori (extremamente prevalente na população mundial) é a principal causa. Outra causa comum de gastrite é abuso de medicações como aspirina, anti-inflamatórios e corticóide, que destroem a barreira protetora de muco do nosso estômago.

Mas voltando ao nosso queridinho CAFÉ, afinal, porque o médico pede para evitar café quando você recebe o diagnóstico de GASTRITE?

Pois o café, como sabemos, tem muita cafeína, que é uma substância, ao contrário do que muitos pensam, alcalina (e não ácida), por isso irrita a mucosa gástrica. Além disso, essa xatina é poderoso estimulante do sistema nervoso central, e isso ajuda a aumentar a produção de ácido no estômago, o que pode agravar os sintomas da gastrite.

Portanto, o café NÃO CAUSA GASTRITE, mas SIM, deve ser EVITADO quando estamos com gastrite!

Então, se você está em tratamento de gastrite, muito cuidado com a alimentação! Dúvidas, não deixe de me mandar 😉