O refluxo gastroesofágico é o retorno de conteúdo do estômago para o esôfago, podendo acontecer algumas vezes no dia, como um fenômeno fisiológico. Quando esse fenômeno ocorre de maneira exacerbada, seja em número de episódios ou em quantidade (volume), causando sintomas anormais e lesões em órgãos, principalmente no esôfago, podemos estar diante de um fenômeno patológico – Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Não é normal sentir azia, queimação, dificuldade de engolir, sensação de retorno constante de água e alimentos depois das refeições. Tais sintomas podem ser bastante incômodos e devem ser investigados e tratados de forma correta.

Vou listar os principais exames para realização de um bom diagnóstico, quando se trata de Doença do Refluxo:

• Endoscopia Digestiva Alta: Apesar de supeitarmos da Doença do Refluxo já pela história clínica do paciente, este exame geralmente é o primeiro a ser realizado. Consta da inserção de um tubo com uma câmera na ponta, através da garganta, para avaliar se há alguma alteração no tubo digestivo alto. Podemos encontrar uma inflamação na porção final do esôfago, a esofagite de refluxo. Através deste exame também conseguimos realizar biópsias na região do esôfago em busca de alguma complicação da Doença do Refluxo, como o Esôfago de Barret.
  • Phmetria esofágica: Esse exame é tido como o padrão-ouro para realizar o diagnóstico da doença, ainda mais quando ela se apresenta de uma forma mais atípica. O exame é realizado através de uma fina sonda que é inserida através da narina e fica conectada a um computador (gravador) portátil. Através dela diferenciamos o refluxo ácido fisiológico (normal) do patológico (alterado) e correlacionamos se os eventos cotidianos como alimentação, sono, posturas (em pé, deitado) e sintomas relatados (azia, regurgitação, tosse, pigarro, dor torácica entre outros), podem estar relacionados ao refluxo ácido.
  • Manometria Esofágica: Algumas vezes precisamos verificar se há alguma alteração na contratilidade e relaxamento do esôfago, principalmente para fazermos outros diagnósticos relacionados a sintomas como dificuldade ou dor na hora de engolir. Este exame também é necessário no preparo para cirurgia de correção da Doença do Refluxo.
  • Raio X Contrastado  EED: Neste exame realizamos a investigação da anatomia do esôfago, estômago e duodeno em busca de alterações, sendo realizado com ingestão de contraste por boca e radiografias no abdome.  É o exame que melhor identifica a hérnia de hiato, que é uma alteração na anatomia normal do esôfago, no qual as porções finais do esôfago e estômago ficam posicionadas acima do diafragma. A hérnia de hiato facilita a ocorrência do refluxo, e pode ser necessário cirurgia para corrigi-la e tratar a Doença do Refluxo.

Ficou com alguma dúvida sobre estes exame?? Entre em contato e marque uma consulta!!